THE COVE - A Baía da Vergonha


"The Cove", dirigido pelo americano Louie Psihoyos, aborda o sangrento massacre de golfinhos em Taiji, cidade litorânea de 3,5 mil habitantes onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária.
Com uma produção incrível e corajosa, o realizador e a sua equipe conseguem imagens impressionantes e chocantes sobre a matança dos golfinhos. O filme venceu o Oscar de Melhor Documentário na edição de 2010.



Segundo uma notícia publicada no site da Uol, o prefeito da cidade japonesa de Taiji, Kazutaka Sangen, pediu "respeito" a todas as culturas alimentícias e lembrou que o consumo de carne de golfinho "se baseia em uma tradição de muitos anos".
A entrega do Oscar a "The Cove" foi, por outro lado, aplaudida pelo grupo ecologista Greenpeace. Segundo a ONG, o filme contribuirá para apoiar a luta internacional pela preservação das espécies marinhas.

"Espero que sirva de apoio às medidas em favor da preservação, assim como para a luta do Greenpeace no Japão", disse à Agência Efe Greg McNevin, um porta-voz da ONG nesse país.

Além dos golfinhos, McNevin falou sobre o combate contra a caça de baleias por parte do Japão. O país deteve a captura desses animais com motivos comerciais em 1986, pela pressão internacional, mas a retomou em 1987 por "motivos científicos". E complementou: "O combate à caça de baleias também tem uma longa trajetória no Japão. Esperamos que este prêmio contribua para apoiá-lo".
Agora me diz: é isso que ele chama de "respeito"?


[para ver a notícia completa, acesse: http://cinema.uol.com.br/oscar/ultimas-noticias/2010/03/08/cidade-japonesa-critica-documentario-the-cove-vencedor-de-oscar.jhtm]


12 comentários:

  1. Parabéns, o blog ficou lindo e os posts estão muito dora :D

    ResponderExcluir
  2. Ficou excelente, adorei!
    Espero que ajude na conscientização das pessoas sobre a preservação das espécies marinhas =)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo visual do blog parabéns! Em questão da conscientização espero que ações de coragem como a desse grupo que filmou essa covardia venha a valer a pena. Em minha opinião hábitos alimentares nunca poderão justificar uma caça predatória de forma tão desenfreada! Havendo uma maior divulgação do que acontece ilegalmente com certeza pessoas unirão forças para que governos e demais representantes tomem uma atitude sobre esse acontecimento. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem!
    Até me dispertou o interesse em ver o filme!
    Tradição alimentar não significa dizimar milhares de golfinhos!
    Que a mensagem do filme não fique só em comentários, que ações práticas possam ser tomadas!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Acho interessante a conscientização de todos sobre a preservação de qualquer espécie. Acredito que a tradição não justifica os mal tratos e a matança e infelizmente isso não ocorre a penas com golfinhos e baleias, no continente asiático os tubarões também sofrem esses ataques!Torço para que isso não persista por muito tempo evitando que as espécies entrarem em extinção.

    ResponderExcluir
  6. ótimo blog. acho importante ressaltar que animal algum deve ser destratado, nem golfinhos, nem baleias, nem mesmo as galinhas ou gados que servem de alimentos para alguns. Todos os animais merecem respeito!
    o bioma marinho é muito rico e manter seu equilíbrio é muito importante para a preservassão não só do próprio ecossistema marinho, mas de todos eles.

    ResponderExcluir
  7. esse filme é muito bom, com certeza merece a postagem e a divulgação!
    uma clara demonstração de (mais) um ato vergonhoso que acontece bem em baixo de nossos narizes!
    parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da preocupação que vocês têm com esses golfinhos e os demais animais aquaticos. Espero que essa conscientização aumente cada vez mais. Eles são tão importantes quanto a gente e com isso merecem o nosso verdadeiro RESPEITO. Gabriela, Pindamonhangaba-SP.

    ResponderExcluir
  9. Tonimuiller Alves - Sistemas de Informação - 14A

    Pessoal parabéns pela iniciativa de divulgar a luta contra esses absurdos retratados no artigo. O Blog ficou muito bonito Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Blog muito chamativo, tema de grande importância. Esse artigo mostra a preocupação com os animais, enfatizando os golfinhos.

    CARLOS EDUARDO CHESSI MELO SILVA- TURMA 12A

    ResponderExcluir
  11. Que vergonha! Como é possível esse comentário do presidente da cidade dizendo que "comer golfinhos é cultural"? Alguma providência tem que ser tomada a esse respeito, o mais rápido possível. Adorei a matéria.

    ResponderExcluir