O uso de golfinhos para auxiliar no tratamento de crianças autistas ou deficientes mentais aumenta a capacidade de aprendizagem destas. Além disso, psicólogos vêm adotando esse tratamento com frequência nos últimos anos. Em Delfinario, no México, os cientistas já utilizam esta terapia não ortodoxa há 25 anos.
A maior parte do tempo destas crianças era dispendida em um mundo particular, isolado do mundo exterior. Agora, elas estão se abrindo para este mundo cheio de sons, imagens e cores que mais confundem do que divertem. E elas desenvolveram habilidade suficiente para conectar sons e palavras após os encontros com os golfinhos.
Os golfinhos têm o segundo maior cérebro entre os seres vivos, em relação proporcional ao corpo, ficando apenas atrás dos seres humanos. Eles são muito inteligentes e sabem como lidar com crianças pequenas, principalmente deficientes, além de serem gentis e carinhosos.
No Centro de Pesquisas de Golfinhos, em Grassy Keys, na Flórida, os membros se mostraram satisfeitos com os resultados. "Não há dados científicos confirmando que este progresso ocorre quando os golfinhos estão juntos das crianças, mas alguma coisa está acontecendo e o que eu vejo é um resultado maravilhoso", disse Laura Catlow, uma das administradoras do centro.
[para ver a notícia inteira, acesse: http://www2.uol.com.br/JC/_1998/2903/in2903a.htm]
Acho muito interessante,o blog falar sobre golfinhos, ainda mais a interação entre eles e os seres humanos, pois a interação destes pode ser muito benéfica, principalmente ao ponto da medicina para auxiliar no tratamento de pessoas com autismo e com deficiências mentais, uma vez que que amplia a aprendizagem destas.
ResponderExcluirEssa interação do homem animal no tratamento de doenças está se tornando algo cada vez mais habitual, já que , o animal auxilia no tratamento de idosos, pessoas com deficiências físicas e mentais, entre outras... O contato com o animal da tranquilidade aos pacientes e fazem com que eles tenham emoções boas, o que auxilia no funcionamento do seu organismo, permitindo assim a recuperação do paciente.
ResponderExcluirO assunto tratado é de grande importância, já que trata da interação entre o homem e a natureza,coisa que a tempos atrás não se ouvia falar. Eu acho que ações como esta deveriam acontecer mais, pois atividades com animais são de fato super benéficas para ambas as partes, o ser humano sendo curado e a natureza preservada.
ResponderExcluiré sempre bom aprender sobre as coisas benéficas da natureza, ainda mais se tratando da interação homem-natureza precisamos ter consciência que precisamos cuidar da natureza, para que ela possa dispor os beneficios para nós! Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirÉ ótimo ver que os golfinhos, que são animais carinhosos e delicados, possam interagir com crianças autistas e pessoas com deficiência mental, que de certa forma, ajuda a melhorar o comportamento dessa pessoa. Ótima reportagem!
ResponderExcluirO contato com criaturas tão inteligentes, tão ativas e de tão boa índole como os golfinhos só pode mesmo trazer benefícios para a espécie humana. Bom seria se pudéssemos criar uma relação de respeito e de amor com cada criatura da terra, mesmo aquelas que nos parecem assustadoras e menos interessantes. Sem dúvida teríamos muito o que aprender e colocaríamos um fim nessa luta insensata entre o homem e a natureza... A terra não é a nossa casa apenas, também é o lar de todas as outras formas de vida. Tanto nós quanto eles só temos UM planeta pra viver, precisamos nos lembrar disso...
ResponderExcluirParabéns pela reportagem e pelo blog, está muito legal!
Muito interessante ver que os animais podem fazer tão bem assim aos portadores de sofrimento mental.
ResponderExcluirE infelizmente muitas pessoas não valorizam ações como essa.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Nós, da Matemática, esperamos vocês no Publicimática! www.publicimatica.blogspot.com
Muuuuito interessante o assunto!!
ResponderExcluirParabénss!!!
O blog ta lindoo ...criativivo d+ o nome!!
Nós, da Matemática, esperamos vocês no Publicimática! www.publicimatica.blogspot.com
Essa interação é incrível e a matéria ficou ótima! Parabéns pela escolha da abordagem do assunto, é bem delicado, já que muitas pessoas são céticas em relação a isso. Só prova que a interação homem/natureza pode ser benéfica para ambas as partes, sem existir depredação e maus tratos.
ResponderExcluirNossa ressaltar os pontos positivos dessa interação é realmente extraordinário, é necessário que se dê mais atenção a técnicas de interação entre animais e humanos, já que essa interação auxilia e muito em tratamentos de pessoas com deficiência mental ou crianças autistas, o convivio com criaturas espertas como os golfinhos realmente cativam além de ser mais uma prova da grande necessidade de se ensinar o homem a conviver e respeitar os organismos que nos cercam
ResponderExcluirQue grupo de animais especiais...
ResponderExcluirparabéns pela escolha do tema.
Desconhecia completamente o tratamento,que apesar de não existir provas científicas de que funcione,pelo que pude ver parece mesmo um método que forneça resultados.Essa interação deve mesmo fornecer benefícios,afinal são animais dóceis.Muito interessante.Ahh o nome do blog é muito legal ! Fiquei pensando do que se tratava.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho muito interessante essas relações animais/homens principalmente quando envolve pessoas com necessidades especiais e que o resultado encontrado nesse conjunto é positivo.
ResponderExcluirMuito boas as matérias publicadas.
Ótimos artigos. Muito bom o blog..
ResponderExcluirGofinhos são criatura de uma inteligência invejável, e o tratamento com essas criança.. nossa!
Parabéns!
Graduanda de C.Biológicas-UFLA
(Taís Silva -20A)
o blog esta muito criativo, trata de um assunto muito interessante, relaciona golfinhos com "tratamento" de seres humanos, muito bom.
ResponderExcluirMuito interessante o blog, que interação perfeita entre humanos e golfinhos.
ResponderExcluirLarissa Cocato
A interação doce e carinhosa que os golfinhos conseguem ter com as crianças pode ajudar no tratamento das crianças autistas ou deficientes mentais. E isso é muito importante para o avanço nas pesquisas que envolvem esse tipo de interação! O blog está muito bom e interessante!
ResponderExcluirmuito legal esse post mas pra falar a verdade eu não acredito nos efeitos terapicos dessa técnica, não por falta de comprovação cientifica ou etc.. mas porque uma pessoa com deficiencia mental não vai melhorar por brincar com golfinhos ou andar à cavalo, o que eu acredito é que o mesmo efeito de felicidade que se observa nesses encontros pode ser obtido levando esse mesmo indivíduo para tomar um sorvete ou brincar com um cachorro. O que realmente importa, em minha opnião é mostrar afeto e carinho com essas pessoas .
ResponderExcluirÉ impressionante a capacidade do golfinho. São super carinhosos e inteligentes.
ResponderExcluirCamila C. - Turma 13A
A interação entre homem e animal já vem demonstrando grandes progressos na área de reabilitação de pacientes, como o caso dos cavalos. Esses tipos de estudo demonstram que um tratamento afetivo pode trazer benefícios iguais ou até melhores do que os convencionais.
ResponderExcluirA abordagem sobre golfinhos é muito interessante visto a inteligência e grande capacidade de raciocínio. Ainda mais quando o assunto é tratamento de autismo e deficiência mental. Vemos que qualquer tratamento com animais é benéfico tanto para pessoas quanto animais.
ResponderExcluirO blog está de parabéns pela abordagem do assunto.
Parabéns pelo blog, a abordagem sobre golfinhos foi muito interessante. O relacionamento homem e animal traz inúmeros benefícios.
ResponderExcluirEssa interação entre os animais é muito legal! Desde que haja muito respeito e cuidado com as vidas envolvidas esse tratamento é muito interessante!
ResponderExcluirÉ muito interessante saber que animais tão inteligentes podem ajudar no tratamento de crianças autistas ou deficientes mentais.
ResponderExcluirParabéns ao grupo pela abordagem do tema.
Samanta Costa 13A quimica
O assunto do seu blog é dos mais interessantes ao meu ver. Adoro cetáceos em geral, mais golfinhos são minha paixão. O assunto é abordado com clareza e o conteúdo do blog é muito interessante. Parabéns.
ResponderExcluirobs: por que não colocam uma matéria sobre as baleias orcas, afinal ela é um golfinho muito interessante.